sexta-feira, junho 03, 2011

Aposentados japoneses são voluntários no combate da crise nuclear.

Mais uma daquelas notícias que não tem relação nenhuma com os "idols" japoneses/orientais xD
Mas eu acho que "essas estrelas" merecem muita atenção também, principalmente pelas ações.

A notícia, da BBC Asia relata que mais de 200 aposentados japoneses são voluntários no combate à crise nuclear na usina de Fukushima. Os que se auto denominam "corpo de veteranos especializados" é formado apenas pos engenheiros e profissionais aposentados, todos com mais de 60 anos, que dizem que eles devem estar indo contra os perigos da radiação, não os jovens.
Tudo isso começou quando o senhor Yamada Yasuteru estava assistindo TV e decidiu que era o momento de sua geração se erger, alegando não poder mais ser apenas um espectador na luta para a estabilização da usina. de Fukushima..
O aposentado, que apresenta em seus documentos a idade de 72 anos está organizando um grupo de aposentados para ir com ele. Por semana o engenheiro entrou em contato com velhos colegas através de e-mail e até mesmo mensagens no twitter, alegando que se voluntariar em tomar o lugar dos jovens nas Usinas não é bravura, mas sim lógico.
"Eu tenho 72 anos, e segundo a média vivo mais 13 à 15 anos. Mesmo se eu for exposto à radiação, o câncer irá demorar mais 20-30 anos para se desenvolver, sendo assim, nós mais velhos temos menos chance de termos câncer. " , disse Yamada-san
Yamada-san tem apenas o duro trabalho de convencer o governo para que seu grupo de voluntários entre na usina. O governo expressa sua gratidão, mas está cauteloso. A usina ainda está emitindo radiação, mesmo após 3 meses pós impacto do tsunami e terremoto, que causou o resfriamento do sistema, sendo que um operário da Tepco informa que provavelmente 3 reatores sofreram danos.
A Tepco anunciou também que com o desastre, a exposição de radiação por emergencia foi de 100 milisieverts para 250 milisieverts, sendo que há a possibilidade de haver alguns trabalhadores da usina de Fukushima que foram expostos a níveis maiores.

Kamikaze?
Assim como Yamada-san, muitos dos aposentados são engenheiros, sendo que entre eles há também ex-funcionários da usina, especializados no design da usina e até mesmo um cantor e um cozinheiro, o qual Yamada diz ser importante para manter a equipeanimada e alimentada.
Ito Michio foi professor em escola primária e agora trrabalha em um café. ele alega que não acha que é particularmente especial, mas que a maioria dos japoneses tem esse sentimento em seus corações, e que é só uma questão de caminhar pra frente ou ficar pra trás só vendo. e acrescenta também que dar um passo precisa de coragem, mas que ele espera qeu seja uma grande experiencia e que a maioria dos japoneses quem ajudar de alguma forma.
Yamada-san diz que está velhor para o tamanho de seu macacão, mas que ele está mais em forma que nunca, com a experiencia de vida, e ri quando comparam sua equipe com os Kamikazes na missões suicidas da segunda guerra mundial.Ele diz que não são Kamikazes, pois os Kamikazes são algo estranho, que não gerenciavam o risco de morrer já que iam para morre. Mas que eles irão voltar, pois tem apenas que trabalhar e nunca morre.

fonte: BBC Asia

3 comentários:

  1. Que incrível esse Yamada-san!
    Um coração muito bom! *-*

    Gostei muito dessa notícia! :D
    Sempre bom saber de coisas assim, saber que existem pessoas assim *-*

    ResponderExcluir
  2. Quando Cristo pregou, eu não sei se já existia a Cultura Japonesa, mas vejo nisto, que eles entendem e colocam na prática o que Ele ensinou. Nós, da cultura judaico-cristã, seguimos a Jesus na teoria, mas o nosso coração está a anos-luz da doutrina cristã. A primeira Carta de Paulo aos Corintios, capitulo 13, para nós, é figura de retórica. Que a misericórdia de Deus, não nos mande para onde merecemos, que é o inferno, nesta e na outra vida. Deus abençoe o povo do Japão. O Amor, e os ensinos de Jesus, são loucura, para os humanos normais.

    ResponderExcluir
  3. ~Eu não tenho palavras para expressar esta atitude do Povo Japonês, mais uma vez eles são um exemplo para todo o mundo.
    Que os Deuses protejam este povo.

    Carlos Oliveira
    Praticante da Genbukan Ninpo Bugei
    Portugal

    ResponderExcluir